Para quem opera no comércio exterior sabe o quanto o valor do dólar pesa nas negociações, tanto para o lado positivo, quanto para negativo, por isso, é imprescindível que você esteja ciente da cotação para planejar suas importações ou exportações.
Os acontecimentos políticos e econômicos no Brasil é o que justamente tem influência na variação do preço do dólar, por isso que muitas vezes é possível conseguir prever essas variações.
Contudo, na hora de fazer o seu planejamento de comércio exterior ter essa antevisão com relação ao dólar é fundamental, mas além disso, com uma boa estratégia é possível se beneficiar da alta da moeda.
Vem entender mais sobre esses impactos e também as expectativas para o futuro.
Boa leitura.
Impactos do dólar no ano de 2021
Levantamentos do Ministério da Economia com dados até o mês de novembro, mostrou que o Brasil fez um total de 454.996,8 milhões de dólares nas negociações de comércio internacional.
Desse montante, 256 milhões de dólares foram referentes às exportações e 198 milhões em importações, o que deixou o saldo da balança comercial com superávit de 57 milhões de dólares, o que é bastante positivo para a economia.
Com o dólar em alta, esse superávit fica ainda mais benéfico, contudo, muitos insumos que são importados causam um peso alto, principalmente para as empresas que dependem disso para continuar sua produção.
Vale ressaltar que numa primeira olhada, o dólar alto parece muito lucrativo para o exportador, mas na verdade, os custos também serão dolarizados, ou seja, o valor do frete e do transporte sobem junto com seus possíveis ganhos.
Então, os impactos do dólar são pesados na importação e exportação, porém em ambos os casos com planejamento certo, a situação pode ser amenizada.
Previsões sobre o dólar no segundo semestre
Apesar das constantes altas da moeda americana, no final do primeiro semestre de 2022, vimos uma queda no dólar, o que trouxe um certo otimismo para os setores que dependem da importação, mas as previsões para o futuro são bastante incertas.
Neste ano teremos eleições presidenciais aqui no Brasil, e isso é um dos fatores que mais causa variação no dólar, sendo que, as pesquisas eleitorais já dão indicativos destas variações.
Conheça assessoria em comércio exterior para amenizar a alta do dólar
Quem tem experiência no Comex como nós aqui da Samerica, está totalmente ciente de que essas variações da moeda americana fazem parte do processo, por isso mesmo já existem várias contra medidas para que os impactos sejam minimizados.
É inegável que quando falamos de dólar alto, apesar da elevação nos custos, a exportação é sempre um caminho mais seguro para capitalizar melhor, ainda mais se isso for feito com opções menos custosas para sua empresa.
Aqui na Samerica Trade, desenvolvemos um programa para que sua empresa possa exportar com menos custos e com toda nossa experiência para auxiliar o processo.
O Get Best From Brazil coloca os melhores produtos nacionais em contato com os principais clientes internacionais, e nosso próximo passo será levar as empresas de alimentos e bebidas para a Anu Food India 2022, já no segundo semestre.