Em meados de 2020 vimos a polêmica decisão do presidente argentino de não fazer mais parte do bloco econômico do Mercosul, o que foi um baque para os demais integrantes.
Atualmente o bloco negocia um acordo de livre comércio com a União Europeia, e essas instabilidades políticas acabam tornando as coisas mais nebulosas.
No entanto, vamos entender mais do Mercosul para ver as principais vantagens de integrar esse bloco econômico.
Boa leitura.
Após o início da vacinação em massa pelo mundo, finalmente é possível enxergar a retomada econômica com segurança e isso é positivo.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que essa retomada do crescimento econômico nos países do Mercosul tenha maior participação do setor empresarial na agenda econômica e comercial do bloco, o fortalecimento do livre comércio e a ampliação de acordos com países estratégicos que representem ganhos efetivos, pois não há mais tempo a perder.
Atualmente o Mercosul é a mais relevante iniciativa de inserção internacional do Brasil, segundo palavras do próprio presidente da CNI.
Entretanto, o futuro do bloco depende de um maior crescimento econômico, do aumento da competitividade e da maior integração interna dos países, coisa que, no momento, não temos visto avanços.
Como pontos positivos ele destaca os avanços significativos nos últimos tempos, com o acordo com a União Europeia e os acordos internos em investimentos, compras públicas e em facilitação do comércio, mas na prática ainda é muito pouco se pensarmos no grande potencial deste bloco.
Barreiras tarifárias e outras burocracias vem travando o estabelecimento de boas relações de comércio com outros países fora do bloco, e isso dificulta uma aproximação para firmar mais acordos de livre comércio.
O acordo com a União Europeia é o mais aguardado pelos integrantes do Mercosul, pois este representa a chancela necessária para que o bloco passe a ser reconhecido como um player relevante no mercado internacional, e assim, buscar negociações vantajosas para firmar contratos com os demais países fora da UE.
Apesar da comunicação entre o Mercosul e os países de fora ainda caminhar a passos lentos, internamente o bloco tem sido muito positivo para o Brasil.
Na lista dos nossos maiores compradores, a Argentina sempre se faz presente, bem como o Uruguai, e isso representa oportunidades interessantíssimas.
Quando se trata de países que fazem fronteira com o nosso, temos a vantagem competitiva de poder utilizar modais de transportes terrestres, o que economiza um bom dinheiro para o exportador e para o importador também.
Então, se seu produto possui demanda em algum país integrante do Mercosul, considere um plano de negócios para começar a exportar sua marca para os vizinhos. É uma maneira menos arriscada de dar seus primeiros passos no comércio exterior e ainda obter um possível lucro.
Na Samerica Trade, temos expertise prática em negociações com integrantes do Mercosul, então traga seu projeto que com certeza poderemos traçar um bom plano para ingressar no comércio exterior com países vizinhos.
Aqui na Samerica Trade temos consultoria especializada para que você possa tirar suas dúvidas sobre planejamento de importação e tudo mais que acontece no comércio exterior. Fale conosco e descubra como podemos lhe ajudar.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…