No último post falamos que as tensões diplomáticas entre China e Austrália, tem se refletido no campo comercial e isso tem causado um alta nos preços do minério de ferro no mundo todo.
Porém, os especialistas acreditam que essa briga entre os países é um dos fatores apenas, e que há muito mais a observar, então vamos entender um pouco mais sobre essa alta e como impacta o comércio exterior na totalidade.
Boa leitura.
Na verdade, as condições não são surpresas para ninguém pois a pandemia é o grande fator que afeta a economia mundial.
Num esforço de recuperar empregos para restaurar os países economicamente, investimento em infraestrutura são fundamentais no mundo todo, e essas obras consomem muito aço por motivos óbvios, o que fez a demanda por minério de ferro disparar absurdamente.
Se não bastasse isso, a oferta também começou a sofrer, já que os estoques estão baixos, pois a extração não tem conseguido acompanhar essa demanda desenfreada.
Outro ponto é que principalmente no início da propagação do vírus, as empresas mineradoras paralisaram suas atividades, uma vez que não haveria consumo tão cedo. Contudo, o consumo voltou e a produção não teve folego para acompanhar.
Segundo os principais especialistas, essa alta deve permanecer ao longo desse ano de 2021, até voltarmos a ter um equilíbrio entre oferta e demanda.
De momento, essa alta ainda pode variar por conta da disputa entre Austrália e China que falamos no começo.
O minério de ferro está no top 5 produtos que mais exportamos, portanto, essa alta pode ser benéfica para o país, principalmente para as mineradoras, e com certeza no fim do ano veremos o impacto disso na nossa balança comercial.
Quanto a disputa entre Austrália e China, essa também pode nos beneficiar no âmbito comercial, uma vez que dividimos com os australianos o posto de maior exportador para China, sendo assim, enquanto se desenrola esse conflito diplomático, nossa exportação para o gigante asiático deve continuar a todo vapor.
Porém nem tudo são flores, pois esse aumento no preço do minério, deve refletir diretamente no valor do aço e produtos derivados que também importamos e com certeza serão necessários para uma eventual retomada econômica do país.
Isso mostra que a urgência do momento é aproveitar para acelerar a produção de minério de ferro e capitalizar ao máximo essa alta nos preços para injetar recursos na economia que no futuro serão fundamentais para a infraestrutura do país.
Nós da Samerica Trade estamos atentos ao que acontece no mercado do comércio exterior para te apresentar as principais oportunidades e ameaças que estão surgindo, sendo assim, inscreva-se na nossa newsletter se não é inscrito, para não perder as novidades.
E enquanto o mercado está aquecido, fale conosco e aproveite para conhecer nossas soluções para você internacionalizar a marca da sua empresa e começar a lucrar com comércio exterior de forma mais assertiva, com assessoria completa, da documentação inicial até o desembarque da carga.
Aqui na Samerica Trade temos consultoria especializada para que você possa tirar suas dúvidas sobre planejamento de importação e tudo mais que acontece no comércio exterior. Fale conosco e descubra como podemos lhe ajudar.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…