Além da pandemia, o ano de 2020 trouxe também mudanças importantes no Comércio Exterior. Claro que a Covid-19 teve sua influência, mas mesmo assim, outros aspectos causaram mais prejuízos para economia mundial.
E o desafio ainda continua até hoje, pois algumas coisas vieram de antes da pandemia, e o colapso nos fretes internacionais já era anunciado.
Venha entender os principais motivos desse aumento dos fretes internacionais e o que é possível fazer para importar e exportar com menos prejuízos.
Boa leitura.
Tanto em exportação quanto exportação, sua empresa precisa de alguns agentes para viabilizar esse processo.
Uma das fases mais importantes é na hora de escolher o frete internacional, que basicamente é o deslocamento da mercadoria entre os destinos, e é acordada entre as partes antes do embarque.
Esse deslocamento físico do produto pode envolver apenas um ou mais modais, estando entre os mais utilizados o marítimo, ou aéreo e o rodoviário.
Importante ressaltar que o valor do frete pode ser alterado de acordo com o modal, a urgência, a frequência, a disponibilidade e as características da mercadoria, como peso, volume e perecibilidade.
Essas variáveis também impactam na escolha do tipo de frete.
Os prazos ficaram difíceis de cumprir no Comércio exterior desde que a pandemia começou, pois as paralisações inesperadas criaram um gargalo na logística de praticamente todos os países.
Por isso, vamos mostrar abaixo os principais aspectos que causaram esses problemas:
A economia paralisou completamente por um período, mas quando voltou, a demanda começou a crescer muito, enquanto a oferta não conseguiu acompanhar.
Principalmente com a crise dos contêineres, a logística foi amplamente impactada e gerou todos os problemas que ecoam até hoje.
Em março deste ano, o navio Ever Given encalhou no canal do Suez, no Egito, uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo, e falamos sobre isso na época.
Os atrasos gerados por esse acontecimento estão gerando problemas até hoje, pois foi somado a crise dos contêineres que falamos acima.
Com essa trava na logística, os principais players do mercado, que tem 60% da operação de transporte mundial, começaram a se proteger e elevar seus preços nos fretes internacionais.
Esses players são apenas 4, e tem controle praticamente do abastecimento mundial, por isso, uma vez que sobem seus preços, todo mercado acompanha.
Falando especificamente do Brasil, nosso país tem pouca relevância no mercado internacional, representando apenas 1%, por isso estamos fora das principais rotas comerciais da logística mundial.
Por essa baixa relevância frente ao comex, as indústrias brasileiras encontram-se em um cenário de vulnerabilidade com relação à oferta, aos preços dos fretes internacionais e à eficiência aduaneira-portuária.
No médio prazo, a expectativa é que essas dificuldades permaneçam por um tempo, impactando o dia a dia do profissional de comércio exterior.
Espera-se que a normalização do frete internacional comece a ocorrer no segundo semestre de 2022, junto com um controle melhor dessa pandemia que estamos inseridos.
Isso é uma previsão muito otimista, pois até termos na prática uma normalização dos fretes internacionais, é difícil cravar um prognóstico.
Vale ressaltar que a atual guerra entre Rússia e Ucrânia pode pesar nessas questões de logística e abastecimento, então a resolução desse conflito vai ser decisiva para o futuro dos fretes internacionais.
Enquanto isso, para você contornar esse problemas com o frete internacional, tenha um bom planejamento no seu comércio exterior e conte com os profissionais da Samerica Trade para te ajudar a obter sucesso nessa empreitada.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…