O ano de 2022 realmente foi o momento definitivo quando o assunto é retomada da economia mundial e para o Brasil não foi diferente.
A balança comercial brasileira mostra que esse ano, o aumento de 14% no volume de exportações para China é o que explica tamanhos resultados segundo levantamentos da FGV.
Novamente, o aumento nas exportações das commodities é o fator que proporcionou esse superávit já na reta final, e a expectativa dos especialistas é que o resultado da balança comercial fique em torno de US$ 59 bilhões segundo o relatório da ICOMEX.
E não para por aí, vamos entender um pouco mais do que contribuiu para esse saldo positivo da balança comercial.
Boa leitura.
Todos esses dados sobre os resultados do comércio exterior brasileiro em 2022 foram divulgados pelo Icomex da Fundação Getulio Vargas (FGV) e mostra um cenário bem positivo que pode ser ainda melhor nos próximos anos com a desburocratização do setor.
O saldo de novembro foi de US$ 6,7 bilhões, o que é o maior comparado aos últimos 24 anos, e considerando o acumulado de janeiro a novembro temos 57,5 bilhões de dólares de superávit, algo que anima muito os profissionais de comércio exterior.
Um dos fatores que o estudo considera é a influência de uma comparação com exportações de carnes para China, pois houve um breve “embargo” em setembro de 2021 que impedia a importação de carne bovina pelos chineses que durou até 15 de dezembro de 2021.
Isso teve um impacto significativo nos resultados do ano passado, por isso vemos um aumento tão expressivo no comparativo com o volume exportado esse ano, sendo que esse ano o aumento foi 23,33%.
Outros produtos também tiveram relevância para esse superávit, como o petróleo bruto que correspondeu a 316% do volume exportado.
Espera-se que para 2023 se mantenha essa progressão constante.
De fato as commodities são o carro chefe desse superávit observado, e a China continua sendo nosso maior parceiro comercial, proporcionando esse resultado positivo de quase 60 bilhões de dólares.
Salvo o petróleo bruto, sabemos que a maioria das commodities vem do setor do agronegócio, por isso, a área foi fundamental para a conquista desse números, mesmo em meio às instabilidades do cenário político nacional.
Para o próximo ano, temos que considerar que haverá uma transição de governo, e até a redação deste artigo ainda não sabemos qual será a escolha do presidente eleito do nome que irá comandar a pasta.
Especialistas têm suas apostas, em todo o caso, o novo governo reconhece a importância do setor para economia nacional e deve priorizar algumas ações para o setor no sentido de impulsionar as exportações.
Considerando esses resultados de 2022, é possível imaginar um ano novo ainda mais promissor e a Samerica Trade já vem trabalhando para ajudar você a colocar seu produto no exterior.
Este ano participamos das principais feiras internacionais no setor alimentício que foi a Anufood Brazil e a Anufood India, e já temos o calendário do ano que vem onde pretendemos marcar presença.
Se você quer colocar seu negócio ao alcance de potenciais clientes internacionais, conheça o Get The Best From Brazil.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…
Com a pandemia nos anos de 2020 e 2021 muitas empresas foram obrigadas a rever…