O BNDES Exim é uma linha de financiamento às exportações, que tem como objetivo tornar o produto brasileiro mais competitivo e diversificar a nossa base exportadora no exterior. É composta de duas modalidades: pré-embarque e pós-embarque, destinadas a produtos manufaturados em geral, softwares e alguns serviços como de engenharia, pesquisa e desenvolvimento.
Normalmente, utiliza-se a modalidade pré-embarque para financiar a produção (ou seja, como capital de giro), e a modalidade pós-embarque para financiar a comercialização do bem ou serviço, neste último caso, o exportador solicita o financiamento ao BNDES, recebe antecipadamente e, o importador paga diretamente ao banco.
O financiamento pré-embarque pode ser considerado de médio prazo, enquanto o pós-embarque configura uma operação de longo prazo.
Os beneficiários desta linha de financiamento são empresas brasileiras produtoras e exportadoras de qualquer porte. É importante ressaltar que no caso das empresas comerciais exportadoras e trading companies, os recursos são repassados diretamente ao produtor.
As taxas de juros utilizadas nessas operações são: Libor, taxa de juros a longo prazo (TJLP) ou taxa de juros fixa pré-embarque (TJFPE), dependendo da modalidade de financiamento escolhida. A estas são somadas a taxa do BNDES (1,93% a.a) e a taxa do agente financeiro (negociada com cada instituição). As garantias também variam de acordo com a instituição financeira escolhida pelo cliente para negociação, uma vez que esta operação é, em sua maioria, indireta.
– O item a ser financiado deve possuir um índice de nacionalização igual ou superior a 60%, ou seja, ser majoritariamente composto por itens nacionais.
– Os documentos necessários para a solicitação do financiamento são: certidões negativas junto ao INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa com a União.
– Para a modalidade pré-embarque, é necessária a assinatura de um compromisso de exportação cujo valor FOB (valor da mercadoria) é o mesmo negociado no empréstimo.
– Para a modalidade pós-embarque automática, é necessária a apresentação de uma carta de crédito.
– Na modalidade pré-embarque, pode-se financiar de 80 até 90% do valor FOB, de acordo com o porte da empresa solicitante, com o prazo máximo de 24 meses.
– Na modalidade pós embarque, pode-se financiar até 100% do valor FOB do bem, com prazo máximo de 12 anos.
Na modalidade pré-embarque, a liquidação ocorrerá quando o exportador efetuar o pagamento à instituição financeira. Nesta modalidade, é exigida a comprovação de embarque dos produtos financiados para a finalização da operação.
No caso do financiamento pós embarque, a liquidação ocorre após o pagamento da última parcela do financiamento pelo importador ou instituição financeira responsável pelo pagamento da carta de crédito.
A lista de produtos financiáveis bem como os formulários para solicitação do financiamento podem ser encontrados em: www.bndes.gov.br/bndesexim
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…