Boas práticas na Prospecção de clientes no comércio exterior
Boas práticas na Prospecção de clientes no comércio exterior, aumentar o número de clientes da sua empresa é algo que você já está cansado de saber da importância, e para quem quer aproveitar as vantagens do comércio exterior, a prospecção é fundamental.
Para isso, há algumas boas práticas que você precisa conhecer para fazer esse processo da melhor forma possível, pois considere estará lidando com um mercado muito distinto do que está acostumado por aqui.
Aprenda algumas estratégias que podem te ajudar nessa busca por clientes no exterior.
Boa leitura.
1. Perfil claro do cliente
É preciso entender muito bem qual o perfil do seu cliente internacional, afinal, não dá para simplesmente pegar os seus clientes nacionais e achar que fora do país eles terão as mesmas características.
Faça pesquisas de mercado ou aproveite aquelas que já foram efetuadas por outros integrantes do mercado para ter um embasamento sobre as possibilidades de negociação.
Caso você tenha clientes internacionais, fica mais fácil procurar outros consumidores potenciais que compartilham semelhanças com eles, mas considere sempre que os fatores culturais fazem muita diferença.
2. Mire no mercado alvo
Alguns mercados têm mais adesão a alguns tipos de insumo, portanto as barreiras de entrada podem ser menores dependendo do quanto de demanda eles ainda tem para ser explorada.
Confira alguns itens a considerar na sua pesquisa:
- Potencial do mercado;
- Especificidades do comportamento do consumidor;
- Barreiras e exigências técnicas;
- Tendências e a expectativa do mercado;
- Conhecimento da concorrência;
- Preço do produto e do concorrente;
- Logística.
3. Presença online e marcante
A internet democratizou muito as possibilidades de fazer negócios com clientes no exterior, e para isso é importante que sua empresa tenha uma presença online relevante.
Não basta ter um ótimo site, bastante informativo sendo que não há uma versão das informações na língua do país que você deseja como cliente.
Ao menos uma versão do seu site em inglês é necessária para ser notado no exterior.
Para vendas B2B, ou seja, de empresas para empresas, hoje em dia é possível utilizar o Linkedin para conseguir estar em contato com gestores do mundo todo e assim apresentar os seus produtos diretamente a quem pode se interessar.
4. Prospecção ativa e remota
O que falamos antes é mais sobre a parte passiva da prospecção e vai formar as bases para então você conseguir fazer então um trabalho ativo em busca de oportunidades.
Fazer viagens aos países é uma forma de prospecção ativas, mas por conta da pandemia, os contatos remotos passaram a ser a única opção, e mesmo agora com menos restrições, o modelo online de negociação permanece sendo muito utilizado.
Atualmente é possível até participar de feiras internacionais de negócios de forma online, que foi uma solução implementada durante a quarentena, e que deu tão certo que fez os principais eventos funcionarem no modelo híbrido.
5. Participe de Feiras Internacionais Presenciais
Isso mesmo, apesar do online ter sua eficiência comprovada, o olho no olho ainda é fundamental para a maioria dos empresários que querem fazer novos negócios.
Participando das feiras internacionais você terá contato com vários possíveis clientes e vale lembrar que algumas delas são sediadas aqui mesmo no país.
A Anufood por exemplo, teve uma edição em 2022 aqui no Brasil e outra na Índia, e nós da Samerica, junto com a iniciativa Get The Best From Brazil, colocamos vários de nossos parceiros no estande da feira e estes ficaram em contato com muitas prospecções.
E se você se interessou em buscar novos clientes participando de feiras internacionais, publicamos aqui as próximas datas, e para viabilizar a presença da sua empresa nas feiras, conheça o Get The Best From Brazil.