Como já falamos no último artigo, as feiras internacionais são excelentes vitrines para mostrar seus produtos para países do mundo todo.
A importância de participar é fundamental para o crescimento do seu negócio, mas não dá para se aventurar sem preparo.
Traremos algumas dicas essenciais para planejar a sua próxima participação em uma feira internacional, baseadas na nossa experiência prática com esses eventos.
Boa leitura.
Escolha um evento adequado
Se sua empresa está no setor da indústria, vale focar nas feiras industriais para que possa agregar no seu dia a dia.
Em geral toda feira pode gerar oportunidades de negócio, afinal vários negócios têm pontos em comum mesmo em diferentes segmentos.
No entanto, participar das feiras demanda investimento, principalmente como expositor, por isso cabe focar no tema que tem mais a ver com seu produto para otimizar esse investimento.
Preparação prévia
A situação ideal seria se preparar com um ano de antecedência, mas às vezes o empresário não tem esse tempo.
Analisar os custos envolvidos e a dinâmica do evento é importante para saber se há viabilidade na participação, e quanto mais tempo para isso melhor.
Contar com um profissional de comércio exterior, pode ser uma forma de otimizar essa preparação e ser mais assertivo.
Exibição:
Um dos investimentos mais importantes é na exibição do seu produto, afinal, será o primeiro contato que o possível parceiro internacional terá com ele, então o primeiro impacto tem que ser forte.
Lembre-se que você está num evento internacional, então a comunicação tem que estar no mínimo em inglês, então nada de levar os materiais em português para economizar.
Dependendo de onde for a feira, vale ter opções na língua local também, isso mostra que você valoriza a cultura local.
Vale contratar empresas especializadas e experientes na produção desse tipo de merchandising para eventos.
Stand:
No dia é importante reunir o pessoal no primeiro momento para planejar e coordenar as atividades.
Durante o evento é importante revisar constantemente o trabalho e verificar se as informações estão sendo passadas corretamente.
Os negócios futuros dependerão do registro das pessoas que visitam o Stand, e revisá-lo constantemente para os contatos e reuniões que poderão ser feitas no local.
Recorrida:
Não é só encontrar clientes internacionais, pois as feiras internacionais permitem também que você encontre parceiros que seriam concorrentes, mas poderão trabalhar juntos e melhorar o produto.
Em uma feira internacional se analisa e estuda os competidores, os produtos substitutos e podem aparecer oportunidades com produtos complementares, podendo-se realizar alianças estratégicas.
É necessário andar pelo local com isso em mente, em busca de benefícios e novidades em tecnologias e processos.
Encerramento:
O evento não acaba quando termina, pois alguém precisa arrumar os materiais para volta.
Antes de agendar sua viagem, não pense no término da feira, se planeje para ter uns dias a mais no local, para quem sabe, já fazer algumas reuniões com possíveis parceiros ou fornecedores.
Quando estiver de volta, lembre-se de enviar e-mails agradecendo os contatos para manter a comunicação e estabelecer um relacionamento mesmo a distância.
Feira Internacional sediada no Brasil
Algumas feiras são até mais simples para participar, pois acontecem aqui mesmo no país, ou seja, a clientela internacional que desembarca por aqui.
Contudo, mesmo não tendo o investimento na viagem, os custos para expor numa feira aqui no Brasil também são altos.
A Anufood Brazil por exemplo, que vai acontecer no mês de abril, é uma oportunidade incrível para produtores do setor de alimentos e bebidas fazerem negócios para ingressar na exportação.
Quanto aos custos? A Samerica Trade desenvolveu uma solução que pode te ajudar, então clique aqui e conheça o Get Best From Brazil que é a solução para sua empresa participar da feira a um custo bem mais em conta.