Nosso colaborador Rafael Esteves publicou aqui no blog nos últimos tempos, vários artigos explicando brilhantemente os Incoterms.
No entanto, para concentrar essas informações e facilitar sua pesquisa, resolvemos trazer esse compilado com um pouco de cada artigo e o link para conferi-los na íntegra.
Esperamos que dessa forma você possa compreender totalmente os Incoterms de forma definitiva.
Boa leitura!
Para facilitar o comércio em todo o mundo, a Câmara de Comércio Internacional (ICC – International Chamber of Commerce) publica um conjunto de Incoterms, oficialmente conhecido como “International Commercial Terms”. Os Incoterms impedem a confusão nos contratos de comércio exterior ao esclarecer as obrigações dos compradores e vendedores.
Os Incoterms basicamente definem os parâmetros para que os processos referentes ao comércio exterior transcorram de forma mais ágil e segura.
Confira na integra, o post em que o Rafael explicou tudo sobre os incoterms.
Os modais de transporte demandam Incoterms específicos, pertinente a cada operação, e nesse artigo, falamos um pouco sobre os principais termos e também trouxemos um infográfico com uma explicação bem visual, dos incoterms aplicados ao modal de transporte marítimo.
Por ser um conteúdo mais detalhado, dividimos o artigo em duas partes, que contemplam os incoterms que podem ser utilizados independentemente do modal de transporte presente na operação.
Na primeira parte, falamos principalmente de EXW e FCA, inclusive com gráficos bem explicativos do processo na prática.
Já na segunda parte, foi abordado mais sobre o CPT e CIP, de maneira bem completa e detalhada, também ilustrado com gráficos.
Além de todo o translado entre países, também há o transporte do porto até o destino final, e para isso, existem alguns incoterms específicos, que foram muito bem abordados pelo Rafael nesse artigo, recomendado para quem quer entender as inúmeras aplicações dos Incoterms.
A cada 10 anos são lançados novos incoterms, seja para se adequar as novas tecnologias e processos ou mesmo para corrigir alguns termos que já não se aplicam tão bem as operações atuais de comércio exterior.
Por isso, no ano passado foi lançada a versão oficial dos incoterms que passariam a valer nesse ano de 2020, e fizemos uma cobertura do evento nesse artigo indispensável.
Para contextualizar, o Rafael escreveu esse artigo que conta desde o surgimento da CCI (Camâra de Comercio Internacional) até a versão dos Incoterms mais atualizada, passando por toda trajetória desse termo que veio trazer agilidade para as empresas que desejam operar no comércio exterior.
Confira a história dos Incoterms.
O fim é o começo, por isso para finalizar fizemos um último artigo sobre o incoterms levando em conta as atualizações mais recente, que entraram em vigência nesse ano de 2020.
Dessa forma, conseguimos montar um dossiê completo sobre o assunto, para servir de guia e ajudar entusiastas e até profissionais, pois não se encontram muitos conteúdos sobre o assunto por ai.
Enfim, os incoterms foram criados para que se obtenha uma comunicação mais ágil entre as partes de uma operação do comércio exterior, portanto quanto mais inteirado você estiver sobre o assunto, mais facilidades irá encontrar ao ingressar nesse mundo.
Além de todos esses artigos, também falamos sobre o assunto no nosso podcast Sua Visão no Exterior, não deixe de conferir.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…