O catálogo de produtos da DUIMP tá chegando para facilitar a vida do importador, mas apesar da diminuição das burocracias, não dá para negligenciar os detalhes, pois a fiscalização e o compliance serão pesados.
Lembrando que ao inserir um item no catálogo de produtos Duimp, não é possível remover o que foi inserido, e mesmo com a possibilidade de editar e ajustar, o histórico ficará totalmente registrado, portanto não há espaço para erros nesse caso.
Quanto mais produtos sua empresa for importar, maior será seu banco de dados no Portal Siscomex, por isso é importante estar em dia com os números de identificação corretos para cada etapa de cadastro.
Então, no artigo de hoje vamos falar sobre o compliance envolvido na montagem do catálogo DUIMP e também outras novidades sobre esse tema.
Boa leitura.
Os dois pilares principais para o sucesso da implementação da DUIMP é a tecnologia e os cruzamentos de dados para promover uma experiência de importação mais ágil, segura e assertiva.
A tecnologia se faz muito presente por meio do uso de robôs e inteligência artificial que permite que o tratamento dos dados seja mais eficiente e possa também ser acessado pelos órgãos reguladores que podem dar a anuência necessária de forma mais ágil que a atual.
Os órgãos reguladores como a Receita Federal tem implementado iniciativas para aumentar o uso de automações e também de robôs para diminuir os riscos envolvidos e também facilitar a triagem, identificação e classificação durante o desembaraço aduaneiro.
Algumas das tecnologias que vêm sendo utilizadas pela Receita federal são as seguintes:
Depois disso tudo já ficou claro que a tecnologia veio para facilitar o processo, mas também a fiscalização.
Então, isso deixa claro a importância da sua empresa estar em dia com o compliance antes de utilizar a DUIMP, pois qualquer irregularidade ira aparecer rapidamente no radar dos órgãos fiscalizadores.
Fazer uma gestão de risco eletrônica nos processos vai ser a melhor forma de manter sua empresa dentro do que demanda a lei, e aqui vale muito apostar em uma assessoria profissional em comércio exterior para evitar os erros.
E não é só isso, tem a Revisão Aduaneira, que é parte do processo e, por meio dela, em cinco anos a RFB pode voltar a um processo de importação, ou ao conjunto de declarações de importação registradas ao longo desse período, para fazer uma nova análise.
Por isso tudo que falamos é que fica claro que o primeiro registro das mercadorias no Catálogo de Produtos da DUIMP vai ser o mais importante, pois você já começa sabendo do peso que tem as inconformidades.
Mas não se preocupe, fale com um de nossos profissionais que vão te ajudar na hora de fazer esse processo e assim a sua empresa aproveite as vantagens do uso da DUIMP.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…