Importar pode ser uma boa saída de melhorar a qualidade da sua produção ou aumentar seu catálogo de produto agregando inovação. Porém para o pequeno empresário, isso pode ter um custo muito grande e é arriscado investir esse capital sem a garantia de um retorno a médio ou longo prazo.
Por isso, conheça opções para fazer um financiamento da sua importação.
Boa leitura.
Quem está começando a planejar a importação para seu negócio, vai se deparar com um termo que se chama capital de giro. Normalmente o empresário já tem alguma familiaridade com o esse termo, mas quando se trata de comércio exterior, ele ganha uma importância maior.
Para operar no mercado exterior através da importação, volume é algo que faz uma grande diferença, e para importar volume é necessário um investimento considerável.
Empresas menores, que estão começando, muitas vezes não tem nem um capital de giro robusto e nem uma linha de crédito para solicitar e para viabilizar a importação recorrem a alternativas como o consórcio importação por exemplo, que é uma saída, mas está longe do ideal para quem realmente quer obter lucro com a atividade.
Por isso, o FINIMP é opção de mercado que mais vai atender as suas necessidades enquanto aspirante a importador.
Finimp nada mais é que uma linha de crédito para financiamento do valor integral de uma importação, onde a instituição financeira faz o pagamento à vista ao seu fornecedor, e você arca com as parcelas desse financiamento.
As grandes vantagens de fazer o financiamento para importação são:
Além desses benefícios, o FINIMP ainda garante uma cobertura maior, pois como é focado na importação, ele abrange valor da mercadoria, custos de nacionalização e frete, sendo as condições são previamente negociadas para você não ter surpresas e conseguir trazer a mercadoria sem mais problemas.
Contudo, para que o banco libere o financiamento, é necessário que todas as documentações e os trâmites da importação estejam feitas, assim a instituição irá avaliar e estando tudo dentro dos conformes, fará o pagamento diretamente ao fornecedor, para que sua carga seja despachada.
Importante deixar claro que a aprovação do financiamento importação vai depender do seu banco e do relacionamento da sua empresa com a instituição.
Não conseguimos especificar um valor mínimo ou máximo de financiamento, pois isso vária de instituição e de finalidade, portanto, consulte seu gerente para entender melhor quais as condições que estão disponíveis para a sua conta.
E não se engane, os bancos tendem a omitir as informações sobre o FINIMP, mas acesse o site da sua instituição financeira e verá que o serviço está lá, disponível, basta atender os requisitos.
Quanto a documentação pertinente ao processo de importação em si, quanto mais avançado for o andamento do processo, maiores as chances de ter o financiamento aprovado.
Por isso, conte com um profissional de comércio exterior para auxiliar no processo de documentação para poder solicitar seu financiamento importação com todos os pré-requisitos.
Se ficou alguma dúvida, fale conosco e saiba como aproveitar os benefício do financiamento importação.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…