As novidades para o comércio exterior já começaram com tudo, e uma das notícias que já eram esperadas desde o ano passado acabou de chegar, e claro que estamos falando do assistente virtual da Receita Federal que vem para tentar desburocratizar ainda mais os processos de importação e exportação de forma bem mais intuitiva e moderna.
Confira um pouco mais sobre essa iniciativa e como aproveitar para dar início ao seu projeto de comércio exterior em 2022.
Boa leitura.
A princípio, a Receita Federal anunciou que o assistente irá auxiliar em assuntos aduaneiros simples e conexão com os intervenientes aduaneiros.
No entanto, a ideia é que o assistente vá aprendendo cada vez mais com tecnologia de inteligência artificial e no médio a longo prazo, será um parceiro ainda mais completo para fazer seu processo de internacionalização deslanchar de vez.
O Léo, como tem sido chamado, vem para ser a aposta do Ministério da Economia, visando atrair mais empresas para o comércio exterior, principalmente na área de exportação, pois nos últimos anos a nossa balança comercial tem sofrido um pouco o baque da pandemia.
Dependendo da recepção e aceitação dos usuários a ideia é aos poucos ir aumentando o portfólio do que o Léo pode entregar de informação ao agente de comércio exterior, sendo uma opção certeira principalmente para o empresário que não faz ideia de onde começar.
Na sequência, o órgão prevê que o assistente virtual execute funções ativas como informar sobre dados tributários de CPFs e outros assuntos ligados a carga tributária que antes só poderiam ser realizados em alguma agência física da Receita Federal.
Se essa desburocratização vai chegar rápido à última ponta, só o tempo vai dizer.
Para os profissionais de comércio exterior essa novidade não agrega tanto na prática, afinal, a função primária deste novo assistente virtual da receita federal é auxiliar o público final com informações básicas sobre os primeiros passos do comércio exterior e outras informações relacionadas ao recolhimento de impostos e outros assuntos tributários.
O que podemos extrair de positivo dessa iniciativa, são as possibilidades que ela abre para um futuro mais digital e online, onde os processos burocráticos relacionados ao comércio exterior poderão ser resolvidos de forma muito mais agilizada e assertiva.
Lá atrás, o Portal Siscomex já trouxe muitos avanços com relação à inovação, que foram ainda mais acelerados durante a pandemia, por isso, nos próximos anos poderemos ver um assistente virtual atuando de fato com um parceiro para o ingresso de novas empresas no mundo do comércio exterior.
Enquanto isso, pode contar com os profissionais da Samerica Trade que possuem experiência prática para ser um assistente real e funcional.
Nosso atendimento é totalmente online e sempre tem alguém pronto para tirar suas dúvidas.
Fale conosco e planeje seus próximos passos para ingressar no comércio exterior.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…