Conheça os Tipos de admissão temporária
As admissões temporárias são um tipo de regime aduaneiro especial onde você pode importar um bem por um período determinado para utilizar para um fim específico.
Isso serve para que você traga um maquinário para expor em uma feira por exemplo e depois devolva ao país de origem com menos burocracias envolvidas.
Foi regulamentada por meio da normativa RFB nº 1600 de 14 de dezembro de 2015 e demanda uma autorização específica da Receita Federal.
E nesse artigo você vai entender melhor os tipos de admissão temporária e como poderá se beneficiar dela nas suas importações.
Boa leitura.
Quais são os tipos de admissão temporária?
O objetivo do regime de admissão temporária é simplificar a importação de alguns produtos para uso científico, técnico, cultural, econômica ou social, e podemos destacar 3 tipos principais:
Suspensão total:
Nesse modo todos os tributos ficam suspensos, porém os bens precisam retornar ao país de origem sem nenhum tipo de modificação, então é usado para trazer maquinários para exposição em feiras, por exemplo.
Aperfeiçoamento ativo:
Nesse caso os impostos também ficam suspensos, porém o bem vem para o Brasil para passar por algum tipo de reparo ou modificação e retorna a sua origem.
É usado por exemplo em itens militares que vêm passar por algum tipo de manutenção por meio de mão de obra especializada.
Utilização econômica:
Esse é um bem que vem para o país para auxiliar na produção de algum insumo, e as cobranças serão proporcionais pelo período que o item fica no país.
Por exemplo, uma indústria que importa uma máquina para produzir eletrônicos por um período específico enquanto não tem uma opção nacional para realizar isso.
Como funciona a admissão temporária?
Primeiro é preciso entender dentro da realidade da sua empresa se há benefícios em trazer algo em caráter temporário, considerando custos envolvidos e retornos não só financeiros mas também de marcas.
Isto decidido, é necessário ir à Receita Federal para fazer a solicitação da autorização específica do item desejado.
Em seguida é toda a parte burocrática onde vale muito a pena ter uma assessoria em comércio exterior ao seu lado, como a Samerica Trade.
Os principais documentos exigidos no processos são o Termo de Responsabilidade, o RAT (requerimento de admissão temporária) , o RPR (requerimento de prorrogação do regime), a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI).
É preciso fazer a devolução do bem no tempo determinado para não incorrer em multas, por isso calcule bem o tempo necessário para utilizar o item importado.
Conte com a Samerica Trade para importar em admissão temporária
A Samerica Trade tem ampla experiência na importação de itens em vários tipos de regime, inclusive nos modelos de admissão temporária.
Portanto, fale com nossos profissionais de comércio exterior para tirar suas dúvidas sobre importação em admissão temporária e também para ter assessoria para fazer o processo da forma mais assertiva e vantajosa possível.
E se pensa em fazer exportação, vale a pena conhecer o Get The Best From Brazil.