Há pouco falamos aqui no blog sobre o consórcio exportação, que tem se mostrado uma alternativa viável para que pequenos produtores possam se unir com o objetivo em comum de exportar seu produto para o mundo e alavancar as suas receitas.
O movimento contrário também é possível, ou seja, se unir a parceiros do seu segmento para importar também pode ser algo muito proveitoso para seu negócio.
Por isso, fique atento para saber como funciona o consórcio importação e como empregar em seus produtos ou serviços.
Boa leitura.
Se no Brasil o consoórcio exportação ainda é pouco utilizado, o consórcio importação é quase desconhecido para a maioria dos empresários.
Isso porquê, para fins da Receita Federal não há tantos incentivos assim, uma vez que entendem que o consórcio não configura uma unidade jurídica.
Porém existem muitos outros benefícios de optar pela importação através de consórcio, pois com mais parceiros é possível importar contêineres cheios, ou seja, com mais volume de insumos, o que por si só já representa um abatimento razoável nos custos.
Os benefícios vão além, como veremos a frente.
O consórcio importação promove algumas vantagens para o empresário, principalmente no longo prazo.
Destacamos as seguintes:
A integração é um benefício importante, pois promove um networking entre empresas do mesmo setor, e isso favorece o fortalecimento e o crescimento do mercado em que atuam, uma vez que a produção de todas passa a estar em nível semelhante.
A união promovida pelo consórcio, além de trazer um poder aquisitivo maior para a negociação, ainda traz mais relevância na hora de fechar os acordos internacionais. Isso porque, a percepção dos parceiros no exterior é de que o mercado nacional é estruturado e organizado o suficiente a ponto de ter esse tipo de união produtiva.
Por fim, a última vantagem que destacamos aqui é que o consórcio importação fortalece o setor de atuação das empresas, pois podem agregar tecnologias novas a sua produção, utilizando dos insumos importados, e elevando o nível do que é produzido aqui no país.
Concluindo, existem sim vantagens atrativas para importar via consórcio, contudo é preciso muita cautela antes de ingressar.
Conhecer bem o seu mercado, ter um bom relacionamento com seus concorrentes direto e praticar a competição justa, são pontos fundamentais a serem confirmados antes de considerar ingressar num consórcio, seja importação ou exportação.
A reputação da sua empresa está em risco, e você pode acabar pagando por falhas de outrem, por isso faça uma boa pesquisa e um bom planejamento.
A dica de ouro é ter um profissional de comércio exterior, ou uma empresa de trading como a Samerica, para intermediar não só o relacionamento com seus pares, mas também para prospectar as melhores oportunidades no exterior.
Fale conosco e confira como podemos de ajudar e esclarecer mais dúvidas quanto a consórcio importação.
E claro, não deixe de conferir também nossos outros serviços.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…