Como os negócios no comércio exterior são extensos, a documentação para a exportação é relevante em todas as etapas, tanto para a legalidade do processo quanto para a segurança do produto.
Preparamos uma lista dos principais documentos que uma empresa deve possuir para exportar seus produtos no Mercado Internacional, confira todas elas:
✅ Fatura Proforma;
✅ Fatura Comercial;
✅ Romaneio de Carga;
✅ Nota Fiscal de Exportação (NF-E);
✅ DU-E (Declaração Única de Exportação);
✅ Conhecimento de Embarque;
✅ Apólice de Seguro de Transporte;
✅ Certificado de Origem;
✅ Carta de Crédito (L/C).
Por ser uma ação internacional a lista de documentos é longa, mas se a sua empresa está sem nenhuma pendência fiscal, será relativamente fácil obter todos os documentos necessários sem muito problema.
O nosso foco aqui sempre é desburocratizar o comércio exterior para tirar o receio que empreendedores têm, para que possam aproveitar as oportunidades do setor.
O caminho de entrada mais tranquilo para o comércio exterior, sem dúvida é por meio da exportação, pois mesmo com o dólar alto, as possibilidades de ganho são maiores. Uma vez que sua marca está no mercado internacional é mais fácil fazer uma consolidação do seu negócio e assim conquistar potenciais parceiros.
Pensando em facilitar ainda mais para que empresas possam exportar é que justamente desenvolvemos o Get The Best From Brazil, pois sabemos que há demanda para muitos produtos brasileiros que só precisam ser vistos.
Se tem um conselho que podemos dar é: participe de feiras internacionais. Elas são uma grande oportunidade para sua empresa ter um primeiro contato com o mercado internacional, por isso, participar delas é uma boa forma de criar networking e abrir caminhos no comércio exterior.
Nossa agenda de feiras para 2023 já está aberta, confira todas que iremos participar aqui. E, Conheça mais do programa e entenda como aproveitar.
Assessoria especializada
Vimos que estes são os documentos essenciais para realizar o processo de exportação. No entanto, cada mercadoria tem suas particularidades e, as necessidades do importador devem ser consideradas antes do início da transação. A nossa recomendação é sempre ter um profissional de comércio exterior com experiência prática, para te livrar dos principais entraves, porém sabemos que às vezes você precisa apenas de um direcionamento para decidir dar o primeiro passo no comércio internacional.
Conte com a gente para tirar suas dúvidas e fique atento pois toda semana temos algum conteúdo que vai te ajudar a sair do escuro no mundo do comércio exterior.