Desde os primórdios da internet, o e-commerce já era uma realidade, pois a praticidade de comprar online e receber em casa sempre foi algo que os consumidores valorizam.
No Brasil temos grandes varejistas atuando no comércio eletrônico, e principalmente durante a pandemia, esse processo foi acelerado ainda mais, e agora é possível comprar do mundo todo.
Na verdade, já era possível comprar de outros países pela internet, como pessoa física, porém, hoje em dia é possível comprar como empresa, em grandes volumes. E detalhe, o tempo de espera não é mais de meses como era antigamente.
Vem entender como funciona o e-commerce no comércio exterior e como isso pode beneficiar sua empresa.
Boa leitura.
E-commerce é a sigla em inglês que traduzindo seria simplemente “comércio eletrônico, e consiste em efetuar transações de compra e vendas por meio da internet, sem precisar do contato humano, de forma 100% automatizada.
Começou com produtos de varejos vendidos direto ao público final, mas hoje é possível utilizar o e-commerce para oferecer serviços como são os streamings, sendo os maiores expoentes a Netflix, Prime Video e Disney Plus.
Ainda falando em Prime Vídeo, a Amazon foi uma das primeiras empresas do varejo a disponibilizar seu e-commerce para vender além de suas fronteiras, e há décadas já é possível comprar da Amazon de qualquer lugar do mundo, porém hoje em dia já tem filiais e centros de distribuição espalhados, mas falaremos melhor disso adiante.
Apesar da Amazon estar atuando no Brasil há algum tempo, não dá para falar de e-commerce sem falar das gigantes chinesas que entraram recentemente, como o AliExpress, Shopee e Shein, que tem aumentado muito as suas vendas.
Na questão do comércio exterior, essas empresas utilizando do modelo de negócio de marketplace, que já é bastante utilizado no mercado doméstico, oferecem a chance de empresas brasileiras utilizarem suas plataformas para expor seus serviços para compradores do mundo todo.
Ou seja, é como se fosse um e-commerce para importar ou exportar, onde uma empresa que precisa do seu insumo, pode encontrá-lo acessando um desses sites que citamos.
Claro que sobre isso vão incidir os devidos tributos, mas ainda assim, facilita muito a construção de vínculos com parceiros internacionais.
A grande estratégia dessas empresas que são gigantes do varejo internacional foi espalhar centros de distribuições em países que viram uma grande demanda por seus produtos.
O Aliexpress já tem CDs em vários locais do Brasil, então, quando você compra pelo site deles, a entrega é muito mais rápida pois o produto em questão já está no país, e isso ainda diminui os custos com tributos de importação.
Aproveitando esse crescimento do e-commerce no comércio exterior, a Samerica Trade, sempre pioneira, vai passar a ter sua própria loja virtual vinculada ao Ali Baba e também a Amazon dos Estados Unidos.
Isso quer dizer que nossos clientes ficarão mais próximos de parceiros internacionais, tanto para comercializar seus produtos quanto para conseguir fornecedores.
Em breve explicaremos mais sobre essa novidade, então se inscreva na nossa newsletter e fique ligado aqui no blog para não perder nada.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…