Se o assunto é empreender tendo o comércio exterior como plataforma, internacionalizar sua marca é o primeiro passo, porém, é preciso tê-la muito bem estabelecida no mercado interno para poder transferir os valores e a credibilidade para outros países.
Nosso objetivo é ajudar você que já tem um negócio funcionando bem aqui no Brasil e busca levar sua marca e alavancar seu faturamento utilizando o mercado internacional, então queremos antecipar alguns percalços e auxiliar no processo para que seja o mais assertivo possível.
Boa leitura.
Se você já empreende algum tempo no Brasil, sabe que burocracia faz parte do jogo, e no comércio exterior não é diferente, sendo que você ainda lida com a legislação de outro país, o que pode ser um desafio.
Mas antes, é preciso entender se sua jornada vai ser comprando ou vendendo, pois cada uma requer estratégias específicas que vamos abordar a seguir:
Vamos iniciar pelo mais complicado, pois a importação não é o caminho de entrada mais rentável para empreender comércio exterior, porém pode ser uma maneira de estabelecer relações internacionais e colocar sua marca no mercado externo. A princípio é criada uma relação de compra apenas, que pode evoluir à medida que você passa a conhecer mais daquele mercado específico.
Basicamente, ao começar pela importação você começa a fazer um networking internacional que pode render bons negócios no médio e longo prazo.
Também existe uma opção de importar em regime de drawback que pode ser muito vantajoso e já falamos por aqui algumas vezes.
Aqui temos sua chance de empreender no comércio exterior, já focado em aumentar o faturamento. Também é a maneira mais simples de ingressar no mercado internacional, partindo do princípio que seu produto ou serviço esteja pronto, consolidado e possua um diferencial competitivo validado no mercado interno que possa de fato fazer frente aos produtos locais do país destino.
Nesse caso você precisa ter em mente que colocar sua marca no comércio exterior é passar a ter a concorrência do mundo todo, o que exige muita consciência dos atributos do seu produto, sem falar no aprimoramento constante para não ficar para trás num mercado tão competitivo.
No entanto, o maior atrativo que observamos na exportação é o fato de que o Governo Federal tem inúmeros incentivos que visam facilitar a entrada de novos players que querem empreender comércio exterior, pois é uma forma de auxiliar a economia, contribuindo para uma balança comercial sempre em superávit.
Isso faz da exportação um processo muito menos burocrático e mais vantajoso, desde que sua empresa esteja bem estruturada e seu produto esteja devidamente validado como mencionamos.
Agora, seja importando ou exportando, empreender no comércio exterior é uma tarefa complexa que vai tomar muito do seu tempo, mesmo com tudo estruturado, por isso que fazer isso com a ajuda de um profissional de comércio exterior experiente é meio caminho andado para o sucesso.
Na Samerica Trade oferecemos soluções especializadas tanto para importar quanto para exportar, pois temos experiência ampla nesse mercado, com um networking bem consolidado para encontrar parceiros internacionais adequados para sua operação e assim você poderá empreender no comércio exterior com muito mais assertividade.
Fale com nossos profissionais e conheça mais do que podemos fazer por você.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…