No último artigo falamos um pouco sobre a implementação da DUIMP que deve entrar em vigor até o fim do ano, favorecendo muito as importações pois vai agilizar muito o processo.
E para simplificar ainda mais, o Portal Único do Siscomex tem um módulo específico para cadastrar o catálogo de produtos da DUIMP e ter ainda mais agilidade nos seus processos de importação.
Venha entender tudo sobre o assunto.
Boa leitura.
Dentro do Portal Único do Siscomex terá um módulo ao qual o importador deverá colocar as características dos produtos que está pretendendo importar, e como serão vinculados antes a DUIMP, isso vai agilizar o desembaraço aduaneiro.
A ideia é que seja uma prática obrigatória e o importador cadastra manualmente produto a produto, ou faz um upload de vários itens em lote de uma única vez, o importante é colocar tudo lá.
Caso queira fazer o cadastro de produtos de forma automática, o Siscomex terá a possibilidade de integrar com outros sistemas como Conexos Cloud.
A partir da implementação da DUIMP para todos os importadores, haverão plataformas preparadas para fazer essa integração, o que vai facilitar a vida do empresário que precisa da importação para sua atividade econômica.
Atualmente o Siscomex já tem um campo para inserir os detalhes das mercadorias e outras informações livremente, mas no caso do Catálogo de Produtos da DUIMP, o registro será feito uma única vez e não poderá ser alterado.
Em caso de erro no preenchimento, um novo cadastro com as informações corretas deverá ser feito.
Todas essas informações registradas ficaram ligadas a empresa importadora que será a responsável por fazer o seu cadastro corretamente.
O catálogo funcionará como um tipo de banco de dados onde estarão todos os seus produtos comercializados, bem como os operadores envolvidos na operação, e como esses dados cadastrados, o importador irá utilizá-lo em outras transações.
No caso de possuir filiais, a empresa pode usufruir desse mesmo catálogo de produtos da DUIMP já vinculado.
Com os produtos pré-cadastrados, o preenchimento da DUIMP e do LPCO será facilitado. Ao escolher o produto do Catálogo, os campos obrigatórios referentes são preenchidos automaticamente agilizando o registro.
Porém, caso os produtos ainda não estejam cadastrados, o importador não será impedido de registrar o licenciamento ou uma declaração, terão apenas de digitar manualmente no momento do registro e depois ficarão disponíveis no catálogo de produtos DUIMP para uso posterior.
Vale ressaltar o uso da Metodologia Ágil, ou seja, está em constante alteração e evolução. Caso surjam novas funcionalidades, correções de erros e novidades, o Catálogo é automaticamente alterado.
A DUIMP já estava em fase de testes desde 2017 como falamos no último artigo, é parte do que fez sua implementação um sucesso, foi o catálogo de produtos, pois isso sim conferiu agilidade para o processo.
Com essa centralização das informações de forma confiável, a Receita Federal e os órgãos anuentes farão a fiscalização de forma bem mais rápida e o processo como um todo fica muito mais transparente.
Além de disponibilizar dados confiáveis para um preenchimento mais ágil da DUIMP, as descrições da mercadoria estarão devidamente cadastradas, então vários campos serão preenchidos automaticamente, com informações confiáveis, o que minimiza e muito os erros.
Todos os envolvidos no processo de importação terão acesso a esses dados, por isso o processo fica mais transparente e com maior credibilidade.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…