Falamos um pouco sobre o que já sabemos da implementação da DUIMP no sistema de comércio exterior brasileiro, então, enquanto aguardamos o seu início em definitivo no nosso cotidiano, hoje resolvemos falar um pouco sobre das expectativas e oportunidades que podemos esperar num futuro próximo.
Para 2022, o cronograma da DUIMP foi para viabilizar a ampliação do escopo da Declaração Única de Importação (Duimp), com o potencial de ultrapassar a marca de 40% do total de operações de importação. Agora com a possibilidade de inspeção física, das importações, pelos Órgãos Anuentes. A DUIMP está restrita ao modal marítimo.
No comércio exterior, tempo é um ativo vital para a rentabilidade das operações e a diferença de um dia no desembarque de uma carga, pode representar um prejuízo grande.
E isso é o que mais tem animado os profissionais de comércio exterior com relação a DUIMP, pois esse processo concentrado em um único portal, vai diminuir o tempo de uma importação de 17 para 10 dias, que segundo os especialistas da Receita Federal, pode representar uma economia de mais de duas dezenas de bilhão, comparando com os anos anteriores.
Essa economia é relacionada primeiramente as burocracias atuais que deixar o processo de importação lento, na pratica, espera-se que essa redução de dias para conclusão de uma importação, represente uma turbinada nas produções internas, fazendo a economia girar mais rapidamente e ainda vai estimular novas empresas a entrarem para o comércio exterior.
As principais alterações são:
A DUIMP vai vir para realmente ser a mão na roda na vida do importador, porém se você está aguardando e a sua liberação para ingressar no comércio exterior, podemos te dizer com tranquilidade que está perdendo um tempo precioso.
Nas expectativas mais otimistas, acredita-se que no primeiro semestre de 2021, veremos a liberação da DUIMP para que empresas além as integrantes OEA possam utilizar, porém para a empresa se beneficiar do processo, terá de estar completamente regularizada.
Ou seja, habilitação no RADAR, cadastro no Siscomex e outras documentações deverão estar em dia, e esses processos ainda são os mesmos. Portanto se você está esperando a DUIMP para finalmente colocar sua empresa no mundo da importação, vai acabar ficando para trás.
A nossa sugestão é que desde já você corra atrás da documentação necessária para regularizar a sua empresa junto aos órgãos anuentes, para que esteja apta a importar ou exportar o quanto antes, para quando a DUIMP for finalmente implementada, você possa sair na frente e aproveitar os benefícios da importação com menos burocracias.
E já que estamos falando de economizar tempo e dinheiro, o auxílio de um profissional de comércio exterior é fundamental para fazer essa adequação da sua empresa.
Agora mais do que nunca é sua chance de aproveitar toda a expertise da Samerica Trade para importar e exportar com maior assertividade e lucratividade, tendo acesso ao nosso networking internacional para encontrar parceiros ideais fora do país.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…