Já falamos muito aqui no blog sobre os processos de exportação e todas as burocracias envolvidas. Modais de transportes, legislação internacional e propriedade intelectual foram assuntos que passaram por aqui para ajudar elucidar os componentes desse processo.
Porém, no mercado existem inúmeros produtos de pequeno porte, que não tem o aparato necessário para exportar, seja por falta de conhecimento qualificado ou capital para investimento, muitas empresas perdem a chance de colocar seus produtos no mercado internacional.
Hoje, vamos abordar uma solução muito válida para isso, a exportação indireta.
De forma resumida, esse tipo de trâmite consiste em terceirizar todo o processo, colocando seu produto na mão de um exportador ou de uma comercial exportadora, chamada também de trading company, que já possua os meios e os contatos para vender internacionalmente.
A única preocupação da sua empresa é produzir. Todo o transporte, documentação e relacionamento com o comprador será feita por esse intermediário. É um tipo de exportação relativamente lucrativa para o produtor, com nenhuma burocracia e riscos diminutos.
Nesse ponto, o papel de uma comercial exportadora é fundamental, pois são empresas especialistas na exportação indireta de produtos, possuindo inclusive contatos de possíveis compradores e relações mais estreitas com os países de destino.
Existem muitas empresas como essas no mercado, por isso é importante procurar por uma que traga as mínimas garantias para seu processo. Antes de buscar uma comercial exportadora para exportação indireta, verifique o histórico dela, a reputação junto ao mercado e o retorno apresentado para outros clientes no passado.
É uma relação de confiança entre produtor e comercial exportadora, por isso é importante optar por uma empresa que seja integra, e claro, tenha experiência necessária para executar a transação. Ser correta, honesta e confiável é obrigação, e acredite, isso é sinal de competência nos dias de hoje.
Outro ponto a considerar para escolha de uma trading company é qual o segmento que ela possui mais possíveis clientes para o seu tipo de produto. Quanto mais especializada a comercial exportadora for em determinado segmento, mais network ela terá e mais assertividade na hora fechar as negociações. Tenha em mente também quais destinos tem mais demandas pela sua produção, e se a empresa já exportou para lá, isso pode assegurar melhor que seu produto será vendido.
A Samerica Trade tem ampla experiência em exportação indireta, com vários casos bem sucedidos e clientes ativos. Fornecemos toda a consultoria e acompanhamento para quem quer entrar no comércio exterior em qualquer modalidade que seja, e nosso credenciamento enquanto comercial exportadora, nos permite negociar seu produto com o mundo todo, garantido que você não tenha dor de cabeça e foque no que sabe fazer de melhor: produzir.
Saiba mais sobre como podemos te ajudar a colocar sua marca e seus produtos para serem vendidos internacionalmente, temos um assessoria pronta para te auxiliar.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…