Semana passada trouxemos uma opção para o empresário que quer importar, então nada mais justo que trazermos uma opção para o exportador.
Normalmente os Governos tendem a favorecer as exportações, pois isso impacta diretamente na saúde da economia em geral, mas mesmo assim, para pequenos produtores o investimento inicial é muito custoso, então o financiamento é uma opção muito viável.
E é disso que vamos falar.
Boa leitura.
O Programa de Financiamento às Exportações, criado em 1991 pelo Governo Federal, tem como objetivo incentivar e viabilizar exportação de bens de consumo brasileiros, com condições de financiamento que seja equivalentes as praticadas no mercado internacional.
Diferente do FINIMP que é na iniciativa privada, o PROEX é todo gerido por órgãos governamentais, como o Banco do Brasil, e o valor disponibilizado vem direto do Tesouro Nacional, com valores previstos no Orçamento Geral da União.
O financiamento é feito diretamente para o exportador, diferente do FINIMP que paga o fornecedor, e pode ser usada para exportação também de softwares e filmes.
Hoje, o PROEX tem duas modalidades, o financiamento e a equalização, ambos com vantagens e características distintas.
Essa modalidade é parecida com um financiamento normal de instituições financeiras privadas, e está disponível para empresas com até R$ 600 milhões em faturamento bruto anual, com prazos de pagamento de vão de 60 dias até 10 anos. Porém, quanto mais longo o prazo maiores, são os juros, por isso um bom planejamento é importante.
As principais vantagens são:
Principalmente para quem está começando e não tem o capital necessário mas confia na performance comercial do produto, essa modalidade é ideal.
Essa é uma forma híbrida entre o auxilio das instituições privadas e dos órgãos governamentais. Nessa modalidade não há limite para o porte da empresa, pois o PROEX serve para justamente assumir alguns encargos para que os custos da operação sejam equivalentes aos praticados no mercado internacional.
Os prazo vão de 60 dias a 15 anos, com taxas de juros semelhantes as do PROEX financiamento.
As principais vantagens são:
Essa modalidade é ideal para empresas que já atuam no mercado internacional, mas querem acelerar suas exportações, com juros mais baixos. É ótima pois diminui a necessidade de capital de giro.
Então, essas são as opções para o empreendedor que deseja exportar, mas não tem todo o dinheiro em caixa.
Lembrando que os financiamentos resolver a parte financeira, porém é importante se atentar as documentações e aos trâmites durante o processo, pois em caso de irregularidades, pode haver prejuízos muito grandes, maiores até que o abatimento de juros.
Por isso, antes de fazer seu financiamento exportação, fale com um profissional de comércio exterior. Aqui na Samerica Trade nossa equipe está pronta para assessora-lo desde o planejamento até o desembarque da carga no destino.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…