O gigante asiático tem se destacado alcançando fatias de mercado antes impensáveis, graças ao massivo investimento em desenvolver novas tecnologias.
O 5G já é uma realidade que tem revolucionado as comunicações e a produção de aparelhos, e sistemas automatizados de produção tem sido a tônica desta nova economia chinesa.
Vamos entender como as inovações tecnológicas têm colocado a China na liderança do mercado internacional e também como extrair benefícios e oportunidades.
Boa leitura.
Estamos falando do país mais populoso do planeta, beirando quase 2 bilhões de habitantes, então a economia sempre foi um pilar muito delicado de se gerenciar, mas uma vez que acharam o melhor caminho, houve um crescimento a níveis exponenciais.
Atualmente os principais investimentos do governo chinês tem sido no fomento de desenvolver novas tecnologias e tirar os EUA do topo, tornando-se a maior potência tecnológica do mundo.
A iniciativa Made In China 2025, visa primeiro transformar a imagem que ligava a produção do país a baixa qualidade e até esse período mostrar que o polo produtivo chinês é tão qualificado quanto o Vale do Silício nos EUA.
Investimentos e estudos em inteligência artificial também vêm sendo amplamente feitos para bater de frente com as gigantes desse campo tecnológico.
Unicórnio é um termo criado para se referir a empresas de tecnologias, as chamadas start ups, para quando estas ultrapassam a marca de um milhão em valor de mercado.
Exemplos como AirBNB, Netflix e Uber foram serviços disruptivos que tomaram de assalto o mercado, revolucionaram e viram seu valor ultrapassar a casa do bilhão de dólares muito rápido.
A China não ficou muito atrás, e levou um pouco mais de tempo, porém hoje está produzindo unicórnios em larga escala.
O recente sucesso estrondoso do Tik Tok mostra que as startups chinesas vêm com força, aliás empresas como Alibaba, Huawei, Xiaomi e Tencent já deixaram de ser unicórnios e são decácornios (valem mais de US$10bi).
E os investimentos estão só começando, pois atualmente a China é líder em número de fintechs que movimentam o mercado e as cifras de forma expressiva, e hoje já há um grande movimento com relação às criptomoedas.
Ou seja, o país está a par de todas as tendências econômicas e tecnológicas, para não precisar mais correr atrás dos EUA, e quem sabe num futuro próximo, até sair na frente na disputa tecnológica.
Esse movimento da China de aumentar investimentos em tecnologia e automatização dos sistemas tem feito os demais países perceberem que muitos aspectos do processo de comércio exterior são lentos e obsoletos.
O Brasil por exemplo, tem se mobilizado com o Portal Único, Siscomex, Programa da Malha Aduaneira, entre outros, visando integrar as documentações para garantir mais agilidade ao processo.
A expectativa é que com a popularização do 5G, seja possível fazer atividades antes presenciais de forma remota, como fiscalização aduaneira e outros procedimentos que antes eram inviáveis devido a brechas de seguranças.
Por fim, o que mais esperamos é ver essas inovações fazendo o comércio exterior como um todo caminhar para frente e assim abrir oportunidades para novos players ingressarem.
Conte com a Samerica Trade para colocar a sua marca nesse mercado de forma assertiva e estruturada.
Aqui na Samerica Trade temos consultoria especializada para que você possa tirar suas dúvidas sobre planejamento de importação e tudo mais que acontece no comércio exterior. Fale conosco e descubra como podemos lhe ajudar.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…