Recentemente temos falado muito sobre a DUIMP, mas especificamente sobre o catálogo de produtos, e isso se deve ao fato dessa novidade ser realmente algo importante, e saber fazer corretamente os preenchimentos é fundamental.
No artigo de hoje vamos entender os objetivos da DUIMP para esclarecer um pouco mais sobre a importância dessa nova forma de importar.
Boa leitura.
O principal objetivo desse novo módulo no processo de importação é desburocratizar e agilizar as importações como um todo, por meio de um catálogo prévio dos produtos que faz com que o preenchimento do documento seja automático.
Vai ser assim para os empresários, mas também para o Governo, pois os órgãos fiscalizadores terão acesso às informações em tempo real, o que facilita as auditorias e também as devidas anuência ao processo.
Como todos os licenciamentos solicitados pelo importador ficará em uma base única de consulta, uma vez solicitado a licença para determinado produto, este poderá ser importado mais de uma vez com essa mesma permissão.
Então, quando você for fazer a importação de um bem que já foi feito antes e está presente no catálogo de produtos DUIMP, as informações serão validados automaticamente dispensando a necessidade de uma nova licença a cada processo de importação.
Os demais objetivos deste catálogo que podemos trazer é:
Todas essas melhorias quando implementadas em larga escala vão trazer muito mais agilidade o que poderá ter um impacto positivo no volume de importação bem como traz muita transparência para todo o processo.
Este catálogo vai ser a peça determinante para o sucesso desse novo módulo do processo de importação, pois será um banco de dados mais completo e com informações totalmente confiáveis, incluindo as descrições de produtos.
A análise pelos órgãos anuentes será mais rápida, pois usando a tecnologia e o cruzamento de dados é bem mais fácil atestar a autenticidade daqueles processos em questão.
Para o empresário, o catálogo vai praticamente automatizar o preenchimento, inclusive permitindo cadastro em lote que vai agilizar muito o processo.
No entanto vale destacar a importância de fazer o cadastramento correto, pois tudo fica gravado no histórico e qualquer discrepância pode alertar a fiscalização.
Temos no nosso time de profissionais de comércio exterior especialistas em importação, e com a DUIMP, já estamos todos prontos para auxiliar a sua empresa a criar o catálogo de produtos dentro do que pede as normas da Receita Federal.
Conheça nosso serviço de assessoria em comércio exterior e tenha agilidade e eficiência nos seus processos de importação, antes mesmo da DUIMP estar disponível.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…