Prospecção de compradores internacionais
O processo de exportação começa muito antes da sua carga embarcar, pois o planejamento e a captação de parceiros internacionais leva um tempo considerável, ainda mais se você está partindo do zero. Por isso, antes de querer simplesmente jogar seu produto no mercado internacional, você precisa ter o mínimo de assessoria para ter mais chances de sucesso.
E talvez a principal etapa pré exportação que deve receber mais de sua atenção, é a prospecção de possíveis clientes internacionais, e para isso é importante encontrar o comprador certo para o seu produto para ter um sucesso que seja maior do que as vendas domésticas.
Vem com a gente entender um pouco mais sobre esse assunto importantíssimo para qualquer empreendedor.
Boa leitura.
Primeiro de tudo, temos que entender que prospecção internacional, não difere muito de qualquer prospecção comum, por isso o empresário que sabe vender, não vai precisar de muito para se adaptar a clientes de fora do país.
Prospectar significa buscar o seu cliente em potencial, e para isso você tem que ter um mapeamento bem certeiro de qual o seu público, para abordá-los com a comunicação que desperte o interesse e assim se tornem clientes de fato.
As mesmas soluções que o público doméstico busca, serão as mesmas que os clientes internacionais estão procurando, com a diferença que o seu produto ou serviço, tem que ser melhor ou mais vantajoso do que aquele que há no país destino, senão as suas chances serão mínimas.
Portanto, se você conhece muito bem seu produto ou serviço e encontrou possível demanda no exterior, com certeza não sentirá dificuldade em fazer as conexões necessárias também no comércio exterior.
Antes de explicarmos como realizar uma prospecção de mercado internacional, é preciso entender como funcionam as vendas de mercadorias no comércio exterior.
Existem duas formas básicas de fazer a exportação, a venda direta e a indireta, sendo a segunda quando você utiliza um intermediário, o qual se responsabiliza pelos trâmites.
Essa venda indireta é uma boa forma de iniciar na exportação, pois a empresa que faz a intermediação, faz todo o trabalho de prospecção, entender a demanda, iniciar e fechar as negociações.
Normalmente quem faz essa intermediação são as empresas de trade, como nós aqui da Samerica, e esse processo é ideal para ganhar agilidade e principalmente assertividade.
Na exportação direta, todo o processo fica a cargo do exportador, o que normalmente requer um profissional de comércio exterior atuando dentro da empresa para funcionar.
Nesses casos, podemos até ter uma empresa de comércio exterior atuando na função de despachante aduaneiro, para dar agilidade em alguns processos, mas sem muito espaço para agir, deixando o controle total para a empresa.
Esse modelo é mais complexo, porém as margens de lucros são muito maiores, e você sempre pode contar com a consultoria profissional de uma trade como a Samerica.
Na segunda parte vamos entrar na prática de como encontrar a demanda certa no mercado exterior.
Fique ligado aqui no blog e se inscreva na nossa newsletter para não perder nada.
Fale conosco e conheça nossas soluções.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…