Toda transação comercial traz consigo riscos inerentes a negociação, por isso sempre pesquisamos bem antes de efetuar uma compra que tenha um valor expressivo ou seja um item importante para o nosso bem-estar. No comércio exterior não é diferente, e a importação pode oferecer riscos, principalmente para quem não está ambientado com os obstáculos do mundo do comércio internacional.
Aspectos como cultura, economia e política, influenciam diretamente nas transações comerciais internacionais, sejam de importação ou exportação.
Por isso, hoje vamos apresentar alguns riscos que podem aparecer num processo de importação, e como você pode evita-los e assegurar o investimento da sua empresa.
Boa leitura.
Operar no comércio exterior não é tarefa fácil, são muitos detalhes que precisam ser considerados para aproveitar oportunidade e fazer o melhor negócio.
A importação é a saída para várias empresas nacionais aumentarem sua produtividade, porém um simples erro nos trâmites pode ocasionar prejuízos graves.
Por isso é importante antes de iniciar um processo de importação, que você faça um mapeamento dos possíveis riscos que podem surgir durante o percurso.
Por exemplo a documentação por ser minuciosa e burocrática, requer um preenchimento adequado e a anuência dos órgãos competentes que regem sobre o tipo de produto que você busca. Documentos faltando, com preenchimento incorreto ou sem devida anuência dos órgãos competentes, podem trazer multas altíssimas e até apreensão de carga, por isso é necessária muita atenção durante cada etapa do processo.
Outro ponto a se considerar é a logística, pois infelizmente os modais de transporte brasileiro estão longe de operar na forma ideal para viabilizar um transcorrer pleno da importação, e isso faz com que sejam frequentes os atrasos na entrega da mercadoria, e isso somado ao desembaraço da carga, pode atrasar sua produção e causar prejuízos.
O risco financeiro também deve ser levado em conta, pois as operações no comércio exterior são baseadas no valor do dólar, por isso é importante estar atento as taxas de câmbio do momento, antes de buscar um negócio internacional.
Faça os cálculos e as conversões, coloque a margem necessária e confirme a viabilidade da importação, só assim você tem a certeza se vale a pena enfrentar os riscos.
Como dissemos lá no começo, os riscos são inerentes as transações comerciais do cotidiano, então no mundo do comércio onde há um alto grau de complexidade e burocracia, um deslize pode ser muito custoso.
Para isso, o auxílio de uma assessoria profissional em comércio exterior é fundamental para trafegar com mais segurança nessa empreitada.
Um profissional de comércio exterior experiente, já tem mapeado todos os riscos que falamos acima e normalmente tem um bom networking internacional que pode te ajudar a encontrar parceiros íntegros que oferecerão boas oportunidades de negociações.
No fim das contas, com um bom planejamento vale a pena encarar os riscos, pois quando se sabe os obstáculos fica mais fácil antecipa-los e se precaver para conseguir importar com uma boa margem para aumentar sua produção e consequentemente seus lucros.
E para ficar ainda mais longe dos riscos, conte com a assessoria especializada da Samerica Trade, que temos anos de experiência atuando no mercado internacional, com parcerias bem estabelecidas e know-how para diminuir os riscos e otimizar os lucros.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…