No texto anterior falamos um pouco das possibilidades nas importações, então não podia faltar um conteúdo com as tendências nas exportações para esse ano de 2022.
Algumas coisas como os incentivos federais sempre são um atrativo para o exportador, pois a ideia é justamente equilibrar a balança comercial sempre em busca de um superávit para elevar os índices da economia, porém, outras coisas como a tecnologia e a pandemia vem para agregar ainda mais vantagens na hora da exportação.
Boa leitura.
Desde que o Ministério da Economia passou a centralizar as documentações e pagamentos no Portal Único do comércio exterior, a vida do exportador ficou muito mais fácil e agilizada.
A tendência nas exportações para 2022 é ainda mais digitalização dos processos para que o ambiente do comércio exterior fique com menos barreiras de entrada e atrair mais players para aquecer esse mercado.
De modo geral, o dólar alto nunca é positivo para a nossa economia, contudo ao menos para o exportador pode ser um momento muito propício para se capitalizar bem, principalmente nas commodities.
As previsões dos especialistas ainda são pessimistas, pois um ano com eleição presidencial sempre traz muita incerteza para o mercado, o que acaba deixando a nossa moeda enfraquecida, porém a tendência nas exportações é de que aumentam para tirar algum proveito dessa alta.
Com a crescente expansão das NFTs, criptomoedas e do conceito de metaverso, a tendência nas exportações é que o mercado absorva produtos que irão viabilizar produtos e serviços para esse novo cenário mais digital.
Por isso, a exportação de insumos para manufatura de componentes eletrônicos e também de mão de obra técnica estarão muito em alta neste novo ano.
E o mais bacana é que muitos desses serviços poderão ser feitos de forma remota e a comercialização de NFTs das mais variadas poderá ser feita sem a necessidade de uma logística física, apenas digital.
Uma tendência nas exportações que chegou com a pandemia é a complicação logística, pois com a falta de contêineres, fica difícil negociar com parceiros que estão à pelo menos um oceano de distância.
A alternativa é fazer negócios com vizinhos de fronteiras e aproveitar nossos companheiros do Mercosul para estabelecer negócios que possam utilizar as rodovias, transporte fluviais e ferrovias.
Para fechar, assim como na importação, a tendência nas exportação é de que países ou regiões com população menos vacinadas, acabaram sendo destinos não muito atrativos, pois o receio de novas variantes faz com que haja uma preocupação sanitária que é genuína.
Por isso que muito do futuro do comércio exterior vai depender muito do avanço da imunização para que os processos transcorram com segurança e com velocidade.
Por fim, as principais tendências nas exportações ditam parte do planejamento, porém é importante ter a assessoria de um profissional de comércio exterior para que mesmo que haja imprevistos não mapeados, a experiência possa servir para contornar e minimizar os riscos do importador.
Fale conosco e saiba como nossa equipe pode te ajudar.
Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.
Completando 28 anos, o módulo de importação do Siscomex começará a ser desligado em outubro…
Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…
Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…
Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…
Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…
Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…